Cultura, Paquistão e Tapetes Tribais!

Uma das coisas mais interessantes que econtrei aqui no Paquistão são os tapetes. Existem lojas por todos os lados que vendem todos os tipos de tapetes.  O que mais me cativou foram os tapetes tribais, feitos de pura lã de carneiro e de forma totalmente artesanal. São normalmente produzidos por tribos (semi) nômades. Os tapetes tribais são feitos a mão, utilizam cores naturais, e alguns deles podem ser bem antigos, com até mais de cem anos de idade.

Apesar das várias lojas que existem em cada esquina de Islamabad,  resolvi visitar uma delas, a que me foi indicada por um amigo.  A “Afghan Rugs” fica numa área comercial de Islamabad conhecida como Markkaz, no F-6, numa sobreloja. O calor era intenso no sábado à tarde quando subi o primeiro lance da escada e entrei na pequena loja forrada de tapetes. Eram pilhas e mais pilhas de tapetes que chegavam até o teto. Faltava eletricidade e o rapaz, dono da loja, estava deitado no chão, descansando. Entrei,  ele se apresentou e contou sua história. É de uma família de refugiados afegãos e não pode mais voltar para sua tribo devido existrem desavenças pessoais.  Ele me disse que quando vai ao Afeganistão fica 4-5 horas no máximo e depois volta rapidinho para o Paquistão.

Sobre tapetes tribais aprendi que basicamente existem dois tipos:

1 – Tapete feitos à mão com uma trama de fios verticais, franjas do tapete, e fios horizontais, com as fileiras de nós. Vários fios de lã formam a superfície do tapete (veludo). Um dos pontos mais importantes para determinar a qualidade em um tapete é densidade dos nós em uma determinada área, quanto maior, melhor a qualidade.

2 – Kilims: são tapetes que podem ser definidos como “a trama de tapete”. Se enchermos o kilim de lã ele torna-se um tapete (veludo).  A tribos utilizam os kilims diariamente para as variadas atividades – sentar, dormir, comer, tramsporte.

Minha coleção particular

Depois de olhar várias dezenas de tapetes e ouvir as mais variadas histórias acabei comprando dois tapetes e dois kilims:

Mushwani (Herat)  - Tapete

Mushwani (Herat) - Tapete

Grajari Uzbek - Kilim

Grajari Uzbek - Kilim

Baluchi  - Tapete

Baluchi - Tapete

Turkmen - Kilim

Turkmen - Kilim

Tags: , , , ,

One Response to “Cultura, Paquistão e Tapetes Tribais!”

  1. Luiza says:

    Pauleca,

    Não esquece de trazer um tapetinho lindo desses prá sua irmãzinha, rsrsrs…. Bjs,

Leave a Reply