Destino Maputo – Moçambique – África

Maputo

Maputo

Vou trabalhar em Maputo por 45 dias. Cheguei faz uma semana e, depois de dias complicados no trabalho, resolvi passear um pouco. Sem informações turísticas, resolvi perguntar na recepção do hotel. Muitos simpáticos, falaram de algumas empresas e disseram que me entregariam no quarto os nomes e os telefones das operadoras de turismo. Nunca recebi nada. Já estou me acostumando com a maneira Moçambicana de ser. Felizmente eu achei um folheto na recepção da Dudongo Viagens. Perguntei sobre eles à recepcionista e ela disse nunca tinha ouvido falar.

Paulo na Fortaleza de Maputo

Paulo na Fortaleza de Maputo

Sem opções, telefonei para a Dudongo, uma voz com sotaque espanhol atendeu o telefone. Informei-me sobre os preços e passeios e decidi por fazer um “tour” de meio dia, em Maputo mesmo. O preço foi de 40 dólares. Resolvi arriscar.
Hoje, sábado, pela manhã, às nove horas o Senhor José, um simpático espanhol, estava à minha espera na recepção do hotel.
Fizemos várias paradas por Maputo, conversamos bastante. Como ela mora em Moçambique há vários anos, casado com uma moçambicana, foi uma boa fonte de informações, com uma visão européia, sobre como funcionam (ou não funcionam) as coisas por aqui. Entre outras atividades, ele trabalha enviando artesanato local para a Espanha. Segundo ele, com a crise. O negócio está meio parado.
Fomos à três mercados diferentes de venda de artesanato e explicou-me sobre como funciona o negócio.

Artesanato

Artesanato

ARtesanato

Artesanato

artesanato

Artesanato

Fomos ao Mercado Central, à Fortaleza de Maputo, à Casa de Ferro, esta construída pelo mesmo arquiteto que fez a Torre Eiffel, de Paris. Segundo o “Seu Zé”, a casa de ferro foi um projeto fracassado devido ao calor moçambicano. Incompatibilidade climática total. Li na internet que ele nunca veio a Moçambique (à confirmar). Fomos ver também a Estação C.E.F (de trens), outra obra de Eiffel – este sim um belo projeto.

Casa de Ferro - desenhada por Gustav Eiffel

Casa de Ferro - desenhada por Gustav Eiffel

Estação Ferroviária - desenhada por Gustav Eiffel

Estação Ferroviária - desenhada por Gustav Eiffel

Passeamos pela cidade, fomos até a Costa do Sol, ao Mercado de Peixes, onde o quilo da lagosta custa 450 medicais (15 dólares) . O quilo do camarão grande sai por 200-300 medicais. No fundo do mercado existem vários restaurantes. Você vai ao mercado, escolhe o que quer comer, fresco, e eles preparam na hora, em um dos restaurantes, por apenas 60 medicais. Tudo isto depende, sempre de negociações.

Crianças na Praia - Costa do Sol

Crianças na Praia - Costa do Sol

Barcos - Costa do Sol

Barcos - Costa do Sol

Barcos

Barcos - Costa do Sol

Fomos também ao Museu de História Natural, onde excursões escolares despejavam as crianças para as visitas.
A manhã terminou com uma almoço num restaurante. Novos passeios já estão planejados com o Sr. José. Uma boa descoberta em Maputo.

Crianças

Crianças em passeio da Escola

Fotos: Paulo Siqueira

Tags: , , , ,

One Response to “Destino Maputo – Moçambique – África”

  1. ola boa noite estava a ler sobre o seu passeio por maputo e gostei do q vc viu mas eu queria perguntar quanto custa um apartamendo 3 quartos não muito caro obrigado boa noite

Leave a Reply